A gestão de fornecedores consiste em um conjunto de técnicas aplicado por uma empresa com o objetivo de melhorar e otimizar a administração das suas fontes de fornecimento de insumos e serviços contratados.
Esse processo deve estar focado na garantia de contratação dos melhores produtos e serviços, prazos, preços e controles de estoque, evitando impactos a continuidade do negócio.
Dessa forma, é possível que a empresa avalie e identifique os bons fornecedores, que cumprem com qualidade as suas obrigações, possibilitando redução de custos para a empresa. Conheça mais sobre a gestão de fornecedores no artigo abaixo!
Quais são as principais ferramentas utilizadas para Gestão de fornecedores?
Como mencionado acima, a gestão de fornecedores é aquela que visa o planejamento e a administração de tudo que for relacionado ao fornecimento para a empresa. Entretanto, essa não é uma tarefa simples e ela engloba várias atividades.
A gestão vai desde a identificação, seleção e negociação com fornecedores que melhor atendem às necessidades da empresa, tanto funcionais como econômicas, passando pelo acompanhamento do prazo e verificação da qualidade de entrega do produto e/ou serviço.
Por fim, a gestão visa estabelecer boas relações com os fornecedores para que haja vantagens para ambas as partes.
Portanto, para se garantir uma boa gestão, utilizam-se ferramentas que possibilitam avaliar a conformidade das entregas versus o que foi contratado. Esta avaliação de desempenho dos fornecedores deve ser realizada através de indicadores objetivos e claros, entre os quais destacamos KPIs, SLA e a SRM, sobre as detalharemos mais a seguir.
O que são KPI’S?
A expressão KPIs vem do inglês, que significa Key Performance Indicators, ou seja, são indicadores-chave de desempenho. Existem vários indicadores que uma empresa pode utilizar para acompanhar o desempenho dos seus fornecedores, que podem e devem ser customizados conforme a necessidade operacional de cada empresa. Através da avaliação destas métricas, é possível estabelecer um processo de melhoria contínua, identificando eventuais falhas ou baixas de desempenho, implementado sempre que necessário, ações corretivas de forma oportuna e efetiva.
Veja alguns exemplos:
- Lead Time este é o KPI que acompanha o processo entre o pedido e a entrega e dele fazem parte desde as negociações com fornecedor até o momento da entrega. E ele visa entender se o fornecedor consegue atender às necessidades de prazo pré-estabelecidas.
- Savings e Cost Avoidance é outro KPI utilizado pela gestão de fornecedores. Referem-se às economias financeiras e custos evitados respectivamente.
- Por fim, a satisfação do cliente. Como o próprio nome diz, este KPI visa medir o nível de satisfação dos clientes com os produtos e/ou serviços prestados. Através da retroalimentação obtida, podem implementar-se ações para melhorar a percepção e a experiência dos clientes, aumentar a fidelização e reduzir o risco de perda de clientes insatisfeitos.
O que é SLA?
SLA é outra sigla que vem do inglês e que, em tradução livre, significa Acordo de Nível de Serviço. Este é um documento é fundamental para o estabelecimento e alinhamento de expectativas, formalizando os acordos entre clientes e fornecedores.
Nele devem constar todas as regras pré-acordadas, incluindo especificações, formas de entrega e execução e prazos atrelados, visando garantir as entregas com qualidade final contratada.
O que é SRM?
Por fim, o SRM é outra das ferramentas que a gestão de fornecedores utiliza para atingir os objetivos referentes a eles. A sigla significa Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Sendo assim, esta é a gestão que visa os cuidados para manter uma relação comercial benéfica, duradoura e eficiente, gerando mais produtividade e benefícios ambas empresas.
Através da SRM é possível avaliar os fornecedores, bem como encontrá-los a partir de certificação e homologação. E essa ferramenta possibilita tudo isso através da reunião de informações em apenas um lugar, apresentando-as em um painel gerencial de fácil visualização.
Qual a importância da gestão de fornecedores para sua empresa?
A gestão de fornecedores também serve para desenvolver a operação dos parceiros estratégicos de uma empresa, uma prática que estimula a evolução do mercado, aumenta a relevância da própria organização e ainda aumenta sua competitividade em processos licitatórios e negociações.
Dessa forma, uma boa gestão de fornecedores cuidará não apenas de manter o negócio funcionando, mas também garantir a satisfação final dos clientes de uma empresa.
Qual a importância de ter uma consultoria para realizar essa gestão?
É muito importante estabelecer uma gestão de fornecedores que esteja alinhada às metas e valores da empresa. As consultorias especializadas conseguem compreender essa necessidade e garantir a qualidade no serviço de gestão. Através de uma análise holística, envolvendo aspectos operacionais, financeiros e culturais, uma boa consultoria, permite a estruturação e implantação de modelos estratégicos e processos assertivos. Por fim, elas oferecem o mais adequado para a sua empresa baseadas em conhecimento e expertise.
Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.