Telefone: +55 11 3035-1240

A imagem reflete, um mesa com um computador e vários relatórios em cima e 2 pessoas estão analisando. Título do artigo " Indicadores de Facilities"

Indicadores de Facilities: entenda a importância deles dentro da empresa

Utiliza-se os indicadores de facilities para avaliar toda a estrutura de trabalho da empresa, de modo que se possa ver onde há erros e acertos na gestão de facilities.

Dessa forma, é possível otimizar o funcionamento empresarial através do aprimoramento daquilo que for necessário. O resultado é um grande impacto no negócio, gerando resultados melhores nos seus processos internos, como maior produção e faturamento.

Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre facilities e seus indicadores!

O que são indicadores de facilities?

Facilities são atividades corporativas que não estão relacionadas ao core empresarial. Entretanto, elas têm um papel fundamental no seu desempenho, ao tornar a rotina de trabalho mais eficiente.

A gestão de facilities, geralmente feita por uma terceirizada, oferece à empresa a possibilidade de focar apenas no centro do empreendimento. Assim, economiza-se tempo e dinheiro com a administração dos serviços necessários à manutenção das instalações como um todo.

Englobam os processos da gestão de facilities a limpeza do local, o sistema de segurança, os cuidados com o patrimônio e equipamentos, dentre outros.

E, enquanto se faz essa gestão, é preciso que a empresa se atente aos facilities KPI’S (Key Performance Indicators), que são os seus indicadores de performance, ou indicadores de facilities.

Através deles é que se sabe como está o desempenho da gestão, e avalia-se os erros, para correção do que não estiver indo bem.

Os KPIs podem ser vários e estabelecê-los dependerá das necessidades da empresa, mas eles sempre terão como objetivo a avaliação e checagem de metas, para posterior aplicação de melhorias.

Qual a importância dos indicadores de facilities na gestão de facilities

Todo processo, para precisar os seus resultados, exige meios para mensurá-los. É a isso que os indicadores de facilities se propõem: possibilitar a identificação de erros e gargalos, para que possam ser corrigidos rapidamente.

Através da definição de pontos a se avaliar, é possível saber o desempenho do projeto em aplicação. Se não estiver cumprindo com as expectativas, pode-se alterar os procedimentos.

Quando se estabelece os indicadores de facilities corretos, sabe-se se as tarefas estão sendo cumpridas e se os gastos com a gestão de falicities estão compensando.

Para se chegar a um objetivo, é preciso, primeiro, defini-lo, o que se faz através dos KPI’S. Assim, eles contribuem para manter a empresa informada do andamento dos processos.  Além disso, indicam o que se alcançou e quando, ajudando na identificação de oportunidades.

Através deles, é possível saber se a empresa está tendo gastos desnecessários, o que promove a economia. Por isso, é aconselhável o acompanhamento rigoroso daqueles que mais fizerem sentido ao negócio.

Os KIP’S também fornecem dados que garantem a qualidade do ambiente de trabalho para os colaboradores. Portanto, além de tudo, seu acompanhamento é uma forma de aumentar a produtividade da empresa e a eficiência dos processos, aumentando os ganhos.

Quais indicadores mais utilizados?

Os indicadores de facilities são inúmeros, incontáveis, e cada empresa pode definir aqueles que melhor a atendem. Entretanto, é possível mencionar alguns exemplos:

  • Afastamento e rotatividade dos colaboradores, indicando a satisfação/insatisfação daqueles que trabalham na empresa.
  • O atendimento a chamados, para que a empresa saiba quanto tempo até a gestora promover a resolução de problemas.
  • Contabilização de atrasos na solução de problemas.
  • Variações na produtividade da equipe, medida em números, indica que o processo está indo bem, ou que precisa de alteração.
  • Medição do tempo pelo qual os equipamentos estão parados, assim como daquele no qual as pessoas encontram-se ociosas.
  • Número de manutenções corretivas em vista das manutenções preventivas.
  • O custo, em números, para a manutenção do pessoal da gestão de facilities, em comparação com os ganhos com sua contratação.
  • Controle de estoque, que pode ajudar a saber se está havendo crescimento do negócio.
  • Quanta água e energia foram economizadas com a manutenção da infraestrutura.
  • Dentre vários outros.

É muito importante avaliar o seu negócio profundamente, para entender quais são os KPI’S importantes para o negócio e que realmente ajudaram no progresso empresarial.

Como definir os KPIS de Facilities?

A definição de um KPI deve acontecer com base em metas fáceis de se observar, dentro de um tempo específico, que seja realista. Por isso, recomenda-se utilizar o famoso método para criação de metas e objetivos, SMART.

Para seguir suas regras, o KPI deve:

  • S (Specific) – ser específico e preciso
  • M (Measurable) – oferecer dados concretos
  • A (Attainable) – ser passível de se medir
  • R (Relevant) – ser importante para a adoção de medidas empresariais
  • T (Time) – ser passível de levantamento em um período certo

É importante lembrar que a gestão de facilities engloba diversos serviços. E todos eles devem conter indicadores de facilities, para acompanhamento. Portanto, em relação à segurança do local, é possível contar quantas rondas foram feitas.

Já em relação à limpeza e conservação, é possível avaliar a quantidade de insumos utilizados e comparar o custo da limpeza antes e depois. Por fim, quanto à manutenção de equipamentos, é possível avaliar o tempo de espera até o atendimento do chamado.

São inúmeros dados, mas o seu acompanhamento vale a pena, para alcançar o melhor desempenho da empresa.

Como a Vizzio Integra pode garantir bons indicadores?

É importante frisar que, em se tratando da gestão de facilities, a terceirização é o caminho mais adequado. Isso porque, quando a empresa opta por fazê-la internamente, tem que lidar com uma série de burocracias, gastar com processos seletivos e contratação direta, dentre outros fatores.

Portanto, a própria delegação dessa responsabilidade já surte efeito na fluidez e eficiência dos processos internos.

A garantia de boas avaliações nos indicadores de facilities selecionados se dá, então, apenas pela contratação de empresas qualificadas para realização da gestão de facilities.

Por isso, ao considerar a contratação de uma terceirizada, busque pela Vizzio Integra.  A empresa atua na área com expertise e sabe a importância da organização e funcionalidade para o sucesso de um negócio.

Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.