As manutenções preditiva e preventiva são aquelas realizadas nas máquinas e equipamentos, visando a sua conservação e uma maior eficácia para a operação da empresa. Essas manutenções têm objetivos diferentes entre si. Contudo, elas podem gerar melhorias na empresa e aumentar a sua produtividade.
Dessa forma, é preciso que profissionais entendam as manutenções a fim de evitar que as linhas de produção parem por motivos que poderiam ser previstos.
Além da redução de custos totais, elas permitem que a empresa foque em investir na operação e na expansão do negócio, ao invés de perder tempo com problemas.
Saiba o que é manutenção preditiva e preventiva, e como elas são importantes para as empresas, no artigo abaixo.
O que é manutenção preditiva?
Esta manutenção é aquela que analisa e avalia possíveis problemas em máquinas. Na qual, visa evitar estragos e complicações, através de dados fornecidos por inspeções realizadas.
Ou seja, a manutenção preditiva acompanha o desempenho dos equipamentos e serve para prever os problemas que podem acontecer. Dessa forma, torna possível sua correção antes de causar algum dano para a empresa e para o desempenho do negócio.
Além de prevenir problemas, um dos objetivos da aplicação desta manutenção é a economia da empresa. Ela também permite o aumento da sua produção. Isso através da eliminação de montagens e desmontagens dos equipamentos e também do aumento no seu tempo de vida útil.
Dessa forma, ela busca oferecer a melhor experiência com as máquinas da empresa, através da sua inspeção constante para identificar problemas e resolver antes que eles se tornem graves.
Através dela é possível garantir que o desempenho esteja de acordo com os objetivos da empresa, reduzindo os seus custos e aumentando a sua produtividade.
O monitoramento das máquinas e equipamentos é feito através de exames constantes e também de coleta de dados de forma rotineira.
Algumas técnicas permitem a precisão de dados e a identificação dos problemas de forma certeira.
Caso seja preciso a troca de alguma peça, ou a realização de algum trabalho de urgência, ele será reconhecido de forma rápida e o problema será corrigido.
Em resumo, esta manutenção se caracteriza pela análise constante de máquinas e equipamentos e é muito importante para a empresa.
O que é manutenção preventiva?
O conceito da manutenção preventiva tem sua definição na norma NBR-5462. Esta manutenção deve ser feita em um espaço de tempo pré-determinado. Ou seja, esta manutenção é programada.
Ela visa buscar a redução de problemas e falhas nas máquinas e equipamentos através da sua troca, revisão e também pelo controle sugerido dos seus fabricantes.
A manutenção preventiva e a manutenção preditiva ajudam a empresa a otimizar o negócio e até mesmo a expandir sua produção. Isso porque ela torna a operação mais confiável.
Por isso, essa manutenção tem datas programadas para serem executadas e, inclusive, ela é obrigatória pela lei.
O que é manutenção corretiva?
A manutenção corretiva é aquela feita para a correção do problema. Ou seja, é a opção mais viável depois que acontece algum erro nas máquinas e equipamentos. Dessa forma, quando se chega ao ponto de utilizá-la, o desempenho da empresa já sofre dificuldades.
Através dela, busca uma solução para os problemas que já houveram. Sendo assim, ela se destina a realização do conserto após a ocorrência de uma falha.
É preciso recorrer a esta manutenção sempre quando não for possível prever algum problema. Por exemplo, quando um equipamento ou máquina não puderem mais operar. Neste caso, ela é a saída caso a empresa não queira realizar a troca do equipamento por um novo.
A maior parte das empresas aplica apenas a manutenção corretiva na sua rotina. Contudo, isso não é o ideal. Porque ao utilizar somente ela para corrigir o problema, acaba gerando um custo maior para a empresa a longo prazo.
Quais as diferenças entre essas manutenções?
A diferença entre a manutenção preditiva, preventiva e corretiva, basicamente, no modo que elas são feitas, na sua frequência e nos motivos que levam as empresas a recorrer a elas. Como visto acima, cada uma delas tem um foco diferente.
Ou seja, a manutenção preditiva pode prever quando algo dará errado. A manutenção preventiva busca cuidar das máquinas e equipamentos através de trocas de peças, óleo, etc.
Já a manutenção corretiva acontece quando já houve uma falha, um erro, um pane no sistema. Enquanto as outras podem evitar acidentes, utiliza-se desta quando já houve um.
Quais os benefícios em realizar as manutenções?
É bom realizar as três manutenções por motivos muito claros. Isso porque elas permitem que o negócio atue de forma produtiva e pontual.
Através delas é possível manter os equipamentos e máquinas em perfeito estado. Caso eles tenham algum problema, são elas que permitem que voltem a funcionar. Portanto, elas não são apenas boas para o negócio, e sim fundamentais.
Qual a importância de ter uma consultoria? Qual a mais indicada para minha empresa?
Você deve definir um plano de manutenção para manter sua empresa funcionando de forma eficiente.
E é melhor realizar isso através de uma consultoria com uma empresa especializada. Isso porque, ela irá estabelecer formas de gerar um maior lucro e um menor gasto. Além disso, irá ajudar a fazer com que sua produtividade aumente.
Isso acontece porque você terá alguém capacitado para realizar o processo. Ou seja, é muito mais fácil que as manutenções sejam capazes de reduzir os problemas da sua empresa quando ela for cuidada por quem sabe o que está fazendo.
Realizar plano que não dão certo acontece quando não se entende todo o processo. E isso tem menos chance de acontecer quando a empresa está sendo aconselhada de perto por quem é qualificado.
É fácil escolher a melhor empresa para te ajudar. Basta procurar por empresas que atuam há muito tempo no mercado. E também por aquelas que possuem profissionais competentes.
Além disso, busque empresas que são referências entre os clientes. Empresas com boas avaliações te ajudarão mais que aquelas que não possuem, ou possuem poucos feedbacks positivos.
Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.